quinta-feira, 4 de outubro de 2012

[Literatura] "Julieta"

Em uma época onde os romances estão em alta, eu optei por um livro um pouco mais tradicional no quesito "amor" e "romance", uma releitura adaptada e repleta de aventuras modernas de Romeu & Julieta. 

Livro: Julieta.
Autor(a): Anne Fortier
Editora: Arqueiro

Compre aqui.
Sinopse Oficial: "Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro.
Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena.
Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.
O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.
E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo."


Minha Sinopse: Julie Jacobs é uma garota com seus vinte e poucos anos que mora nos Estados Unidos com sua Tia Rose, Umberto (mordomo) e sua irmã Janice. Com ideais pacifistas vive em pé de guerra com sua irmã que, apesar de sua gêmea, é bem diferente em comportamento, valores e atitudes. Mas uma desgraça acontece e sua Tia Rose, que criara as duas desde o falecimento dos pais das meninas, morre, deixando para Janice sua herança e para Julie nada mais que uma carta com recomendações deixadas por sua mãe, Diana, pouco antes de morrer, na Itália. E ai começa todo um ciclo de descobertas inusitadas e até surreais, perseguições, amores e tragédias. Como se vivesse no mais famoso escrito de Shakespeare, Julie descobre que, na verdade, seu nome é Giuletta Tolomei, a mocinha do escritor Inglês, e carregando nos ombros o peso de ser uma herança viva da história (não tão) ficticia assim, sua vida começa a mudar. Os encontros casuais com Eva Maria Salimbeni e Alessandro Santini são apenas o ponto de partida para uma releitura instigante e moderna do romance mais famoso da história. Uma história não só de amor e ódio, amigos e rivais, mas também de verdadeira caça ao tesouro, seja ele qual for, e cada um tem seu próprio.


O livro não é de leitura tão fluida e ou fácil quanto eu esperava, ou gostaria, os constantes capítulos intercalados pode ser desanimadores, as vezes. Quando você acha que vai finalmente acontecer alguma coisa no presente, de repente volta o passado pra assombrar, mas essa também é a temática do livro. O passado nunca deixa realmente o presente e isso é o que traz todos os tipos de emoção para Julie ou Giullieta e para nós, os leitores.

Por vezes tive raiva de Janice, ódio de Eva e medo de Alessandro, mas é impossível dizer que nenhum sentimento foi aflorado em algum momento. Sem contar quando finalmente Romeu e Giullieta se encontraram. Quem nunca sonhou com um romance desses? Que sobrevive a tudo, inclusive ao tempo e a todo tipo de maldição que possa existir.

O final não é inesperado, mas ainda sim deixa um gosto de quero mais.

"-Confessa-te a mim - sussurou Romeu, segurando suas mãos - e te darei uma bênção que jamais se esgotará.
- A borda de tua taça está coberta de mel - respondeu Giulietta, deixando-o tornar a puxá-la para si. - Pergunto-me que terrível veneno ela conterá."
(FORTIER, ANNE. Julieta. São Paulo: Arqueiro, 2010. p. 131)


Recomendo.






Nenhum comentário: