sábado, 13 de outubro de 2012

[Literatura] "Falsa Submissão"


Em época de romance erótico estourando de tanto sucesso, tem gente que perde a mão. E foi exatamente isso que aconteceu em "Falsa Submissão". O livro tinha tudo pra dar certo, não fosse que deu completamente errado, pra dizer o mínimo.

Livro: Falsa Submissão
Autor(a): Laura Reese
Editora: Record

Sinopse Oficial: "Chicotes, roupas justas de vinil, correntes, um cachorro dinamarquês. Nora Tibbs, jornalista de uma pequena cidade da Califórnia, não via sentido no prazer bizarro do sadomasoquismo, até o brutal assassinato de sua irmã. Obcecada em encontrar o criminoso, Nora se deixa conduzir pelo misterioso M. – com quem a irmã havia se envolvido – por um mundo de jogos eróticos perversos, sem regras ou limites, descobrindo os desejos mais primitivos e sensações antes inimagináveis. Ela só não desconfia que a morte acompanha seus passos, e pode até estar a seu lado, na cama."

Minha sinopse: Nora é repórter do caderno de ciências do Bee, um jornal de Sacramento/California, com pouco mais de 40 anos. Bem sucedida e decidida tem sua vida abalada pela trágica morte de sua irmã, Franny, que foi encontrada em seu apartamento com braços e punhos atados e marcas pelo corpo. Inconformada com a brutalidade do assassinato e com a falta de respostas da Polícia, Nora decide, por conta própria, caçar o assassino de sua irmã, que ela acredita ser Michael, um distinto professor de música da Universidade local. De onde ela tira tanta certeza? Do diário de Franny.

Eu poderia começar dizendo que o livro é descritivo demais, com detalhes desnecessários das ruas e arredores, da vida dos vizinhos e todas essas coisas, mas tudo isso fica em segundo plano e o erotismo prometido na sinopse é esquecido ainda nas primeiras páginas. A forma como Michael trata as mulheres com quem se relaciona é tão vil, tão baixa, tão "coisificada" que o nojo suprime qualquer outra reação que se possa ter. A linguagem, o comportamento e mesmo os atos sexuais por ele praticados e descritos no livro são de um asco tão grande que mais do que deleite na leitura, o que não há, o que senti foi  raiva. Raiva da forma como as coisas aconteciam, raiva da forma como elas eram relatadas, com sarcasmo, ironia, despersonificando os personagens, transformando-os em objetos sexuais que podem ser meramente descartados depois, que podem ser manipulados da forma mais nojenta que se possa imaginar. É evidente que todas as experiências relatadas de fato existem no mundo real, não sou ingênua ao ponto de acreditar que tudo aquilo é mera ficção, mas a forma como foi trabalhada é realmente deprimente. Doentio talvez seja a melhor palavra. O livro é doentio, perturbador e nos deixa com vontade algum de ler novamente e reviver tudo aquilo. A morte de Franny, em determinado momento, deixa de ser o ponto focal e ela se torna uma mera desculpa para que Michael exerça poder sobre Nora, da forma mais vil possível. Suas atitudes são grosseiras, nojentas e revoltantes. Não há, sequer, como comparar esse livro aos demais romances do mesmo estilo que estão sendo publicados. Não há!
Mas se você ainda se lembrar (e ainda ansiar), no final do livro, qual o pano de fundo da história - a morte de Franny - ficará decepcionado. A história, que tinha tudo pra ser um jogo envolvente, com mistério e erotismo, se torna um porno de baixíssima qualidade, detestável e com um final medíocre.

Não recomendo.

Nenhum comentário: