terça-feira, 16 de outubro de 2012

[Filme] "O Palhaço"


Com esse tempinho frio que se instalou no Brasil, ou pelo menos em São Paulo, que tal uma tarde de pipoca e guaraná? Um filminho cai bem, não? Eis nossa dica de bom filme.

Título: "O Palhaço"
Diretor: Selton Mello
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Jackson Antunes, Jorge Loredo e outros
Gênero: Drama/Comédia
Nacionalidade: Brasileiro
Idioma: Português
Ano de estreia: 2011

Sinopse Oficial: "Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. Venha rir e se emocionar com este grande espetáculo."

Minha Crítica: Deixando de lado todo o preconceito que ronda o cinema nacional, eu não podia deixar de indicar o filme "O Palhaço". E não pense que é porque ele está em alta ultimamente, após ter sido escolhido o representante brasileiro para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2013, não é não. Assisti a esse filme ainda no cinema, em janeiro de 2012 e ele tem um valor especial pra mim.

Lançado em 2011, o longa-metrage que foi dirigido por Selton Mello e conta com a participação de grandes atores, como o próprio Selton e Paulo José, foge daquele infeliz estereótipo que o cinema brasileiro insiste em perpetuar: Brasil: terra do sexo, carnaval, futebol e violência. Na mão completamente oposta, Selton apostou no lúdico, no simples. Em época de grandes efeitos cinematográficos, explosões e fim de mundo, a história toda se passa em um local humilde, bucólico, interiorano onde o circo mambembe de Valdemar (Paulo José) se instala para se apresentar.

Sempre com as contas a perigo, atraindo pouquissima plateia, o circo segue sua saga e em determinado momento Benjamim (Selton Mello) começa a se questionar sobre sua vocação para palhaço. Enquanto todos os outros parecem bem felizes com o que fazem, Benjamim reveste-se e apropria-se da máxima de que todo palhaço sorri quando quer chorar. Infeliz com a vida que leva e apaixonado por uma menina que viu apenas uma vez, Benjamim decide largar o circo e se tornar um profissional "normal" no seu trajeto até reencontrar a menina que roubou seu coração, mas nem isso o torna menos infeliz. Benjamim mergulha em outro mundo, ao qual não pertence. Nascido e crescido no Circo, ele se sente ainda mais perdido do lado de fora e trava uma batalha interna consigo mesmo.

Outro personagem principal do filme, se é que podemos colocar assim, é um ventilador. Mais que um objeto inanimado e de desejo de Lola (namorada de Valdemar), ele torna-se uma obsessão e ao mesmo tempo em que representa um objetivo, é também um recomeço, um ciclo. O ventilador está sempre em constante movimento, sugando o ar velho e gasto e despejando rajadas de vento fresco, trazendo a novidade.

Classificado como comédia, o filme nos faz rir, mas nos leva muito mais a pensar, e o humor se torna sutil e bem encaixado nos dramas pessoais dos personagens, fugindo da comédia escrachada e sem foco, com piadas soltas e batidas.

O filme é cheio de significado e simbolismo, vale muito a pena ver, senão pela história em si, pela lindíssima fotografia, edição e trilha sonora.

"O rato come o queijo, o gato bebe leite e eu... Sou palhaço" (Benjamim)


Super recomendo.

O DVD do filme tem previsão de lançamento para 25 de outrubro, 2012, mas já pode ser adquirido em pré-venda.

Nenhum comentário: