sexta-feira, 19 de outubro de 2012

[Cultura] "Esplendores do Vaticano"


Sem feriado prolongado, que tal um passeio pela cidade de São Paulo mesmo?

Esplendores do Vaticano, exposição montada na OCA, no Parque do Ibirapuera, então, é uma grande opção.

A exposição: "Pela primeira vez na América Latina, uma seleção de obras de arte e relíquias que ilustram mais de dois mil anos de história da humanidade. São 200 itens, entre obras-primas de Michelangelo, Guercino, Bernini e outros, além de vestimentas, relicários, mapas, documentos e ambientes cenograficamente recriados, como o teto da Capela Sistina. Peças que, na sua maioria, nunca saíram do Vaticano. E não vão mais sair da sua memória. Os trabalhos artísticos são expostos em ordem cronológica e as coleções são organizadas em 11 galerias e ambientes cenograficamente recriados, onde, de forma dinâmica e interativa, os visitantes são levados a uma viagem pelas épocas de expressão que marcaram a história."


De fato é uma experiência única, mas não tão interativa quanto prometida pelos organizadores, entretanto, isso não tira seu brilho. O começo do percurso pode ser um pouco maçante pra quem não se interessa muito pela história de São Pedro e São Paulo, com muitos textos dispostos nas paredes e pouca coisa a ser vista, de fato, a não ser um pedaço de uma pedra vermelha retirada do túmulo de Pedro e de um tijolo do túmulo de Paulo, entretando as coisas começam a ficar bem mais interessantes no segundo andar, onde somos recebidos por uma das réplicas existentes de Pietá, de Michelangelo, seguido por uma recriação do mecanismo de andaimes criado pelo artista para que fosse possível pintar a Capela Sistina. Seguindo dai a exposição se torna impressionante, com um sem número de itens, bustos, relicários, moedas, anjos, estátuas, vestuário e etc dos Pontífices mais importantes da história da Igreja Católica. Tudo muito suntuoso e vistoso aos olhos, os trabalhos são impecáveis e minuciosos. As pinturas também são lindíssimas e com uma riqueza de cores impressionante. Os escritos datados dos séculos XVI e XVII são um capítulo a parte, é raro ver documentos tão antigos e tão importantes em ume estado de conservação tão bom. Para fechar com chave de ouro, é dedicado ao Papa João Paulo II toda uma galeria, onde fotos, vestuário e peças utilizadas por ele durante sua jornada enquanto Papa podem ser vistas, além do molde de sua mão, única peça que se pode tocar em toda a exposição e que é, sem dúvida, uma experiência renovadora.

O terceiro andar ainda esconde uma projeção da Capela Sistina, muito bonita, mas dispensável caso se esteja com pressa.

Dica: Não alugue o audioguide. Além de não estar embutido no preço dos ingressos, não faz muita diferença. Todas as obras tem grandes textos explicativos ao seu redor e o áudio não acrescenta muita coisa (pra não dizer que não acrescenta nada).

Dica 2: Dentro das galerias é proibido tirar foto.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site da TicketsForFun e custa 20 reais (inteira) de Segunda-feira ou 44 reais (inteira) de Terça-feira à Domingo.

A OCA fica na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3. Não há estacionamento particular no local, sendo as áreas de estacionamento no Parque do Ibirapuera são administradas pela CET, seguindo o padrão Zona Azul.

Para maiores informações sobre a exposição, visite o site oficial.

Recomendo? Sim, mas não é algo que eu considere "imperdível".

Nenhum comentário: