terça-feira, 23 de outubro de 2012

[Literatura] "Toda Sua"


Agora que já falamos de cinza, quero dizer, do Sr. Grey, ou do começo de sua história, que tal falarmos do começo de outra história que, de alguma forma, se relaciona intimamente com o sucesso mundial "Cinquenta Tons de Cinza"?

"Toda Sua" ("Bared to You") é o primeiro livro de outra trilogia da série de romances eróticos que estão pipocando por ai, entrentanto, tenho minhas ressalvas, confira:

Livro: "Toda Sua"
Trilogia: Crossfire
Autor(a): Sylvia Day
Editora: Paralela

Sinopse Oficial: "Eva Tramell tem 24 anos e acaba de conseguir um emprego em uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos. Tudo parece correr de acordo com o plano, até que ela conhece o jovem bilionário Gideon Cross, o homem mais sexy que ela — e provavelmente qualquer outra pessoa — já viu. Gideon imediatamente se interessa por Eva, que faz tudo o que pode para resistir à tentação. Mas ele é lindo, forte, rico, bem-sucedido, poderoso e sempre consegue o que quer — e é claro que Eva acaba se entregando. Uma relação intensa começa. O sexo é incrível. Capaz de levar os dois a extremos a que jamais tinham chegado. E, então, eles se apaixonam — o que pode ser tanto a chave para um futuro feliz quanto a faísca que trará de volta os traumas do passado."


Minha Sinopse/Minha Crítica: Direto ao ponto. Sem floreios ou galanteios, o livro é direto. Explícito em todos os sentidos. Eva é uma mulher determinada que acabou de chegar em Nova Iorque com seu melhor amigo Cary, bissexual assumido, lindo de morrer e que como ela tem um passado nada glorioso. Dividindo um apartamento gigantesco, presente do padrasto afortunado de Eva, ambos resolvem tentar vida nova longe de onde viveram seus piores dias. Cary era um viciado em drogas que só sabia se afundar cada vez mais em sua própria desgraça e em suas atitudes destrutivas. Eva lutava contra um passado um pouco mais sombrio e que deixou marcas profundas: um estupro. É nessa nova fase que toda a história se desenrola. Antes mesmo de começar a trabalhar, em uma visita corriqueira para conhecer o local onde passará mais da metade de seus dias, Eva é surpreendida por um lindo homem que ela não sabe de onde veio, mas que literalmente a levou ao chão. Seus olhos, seu porte, sua estrutura e as coisas que ele a fez sentir sem ao menos tocá-la a deixaram transtornada. Gideon Cross é um multimilionário norte-americano, dono de uma enorme empresa e sombrio. Dono de um mistério doloroso, ele é direto e não mistura dois aspectos cruciais da sua vida: sexo e amizade. Para Cross, suas amizades são intocáveis e o sexo é absolutamente impessoal. Mas tudo muda quando ele cruza os olhos com Eva. Em uma batalha de egos e mistérios, ambos se envolvem em um relacionamento nada saudável. Eva encontra nele a única forma de se libertar dos medos e marcas que seu passado lhe deixou, enquanto Cross encontra nela a esperança de um futuro melhor? Talvez. Sem revelar sua predileção por controle, mas deixando isso evidente a cada novo encontro, Cross e Eva acabam deixando de lado o sexo casual e por diversão e enveredando por um romance doentio.

Se você achou essa história um pouco muito similiar com a de "Cinquenta Tons de Cinza" saiba que você não é o único. A história tem sim tudo para ser uma cópia não tão bem feita e nem tão bem trabalhada. Com o mesmo pano de fundo (a relação dominador/submissa) a autora errou na mão quando escolheu a forma de abordagem. Com um romance que beira o mínimo, o livro é explícito, direto e chega a ser vulgar em alguns momentos. A escolha de palavras é duvidosa e o excitante dança numa linha tênue com o grosseiro. Cross não tem a graça e a elegancia de Christian Grey, assim como Eva não tem a ingenuidade e o romantismo de Anastasia Steele. Um contraponto interessante para quem ler as duas trilogias.

Como uma Greyssessed assumida, tenho que dizer que "Toda Sua" não chega aos pés de "Cinquenta Tons de Cinza" em nenhum quesito: romantismo, excitação, divertimento, nada. E.L.James tem uma mão e uma escrita bem melhor do que Sylvia Day, o que não tira da segunda autora nenhum mérito. É apenas uma questão de escrita e gosto.

Para quem quiser ler e encontrar, por si só, as diferenças e semelhanças entre as duas trilogias, eu recomendo.

O primeiro livro da trilogia, "Toda Sua", já está disponível em português e pode ser comprado aqui. O segundo, "Profundamente Sua" ("Reflected in You"), será lançado na primeira quinza de Dezembro, mas espera-se que até o final de outubro uma prévia (de três capítulos) já tenha sido lançada pela editora.

Para ler outra resenha sobre o mesmo livro, confira "Mania de Leitora".

Divirtam-se!

Nenhum comentário: